- A transgressão máxima
Desde os primórdios de suas atividades em arte informatizada, em que atuou de forma pioneira na literatura informatizada, Murat se preocupou em adicionar aos instrumentos ou aos métodos de criação, elementos que permitissem a devolução da imperfeição típica do ser humano em suas obras informatizadas.
Hermínio Belo de Carvalho em crítica perspicaz feita em 1984 já desvendava esta característica da obra de Murat em prefácio da Obra de Murat intitulada Poesia Informatizada publicada na Espanha:
“ Se poderia imaginar que manipulando a experimentação de sistemas de computadorizaçào, Murat fosse conduzir sua poesia a um emaranhado de signos…
Mas não: o sistema formal que une o conexo e o lógico estão presentes na estrutura de seus versos alternados sem ritmo, sem rima nem outros aspectos formais que despreza para codificar seu pensamento…
… A exposição de Murat é informatizada emotivamente com os mais diretos elementos de criação…
…Murat manipula com destreza seu texto e imagens sem transistorizar as insubstituíveis válvulas do sentimento desse velho radio galena que chamado coração. “
(Hermínio Belo de Carvalho).
João de Barro - Braguinha , Inaciano como Murat, já detectara também este traço de transgressão até nas letras de suas músicas dizendo:
“ Murat conseguiu dar poesia ao computador, emprestar sonhos aos robô, unir a máquina e o canto, prender na teia dos circuitos a borboleta azul. “
(João de Barro O Braguinha)
|
|
Não foi à toa que outro de seus livros – Morandubetá composto também com auxílio de software de modelagem estilística e ilustrado por Cláudio Martins recebeu o prêmio Lecture Transgression na França. E depois foi transformado em várias peças de teatro humano, de fantoches, de bonecos e marionetes circulando pelas Américas com sucesso.
http://carasdetotem.blogspot.com.br/2009/11/resgate-da-cultura-indigena-as.html
Ao levar esta filosofia de arte da literatura, música para as artes visuais Murat buscou um símbolo que tivesse esta conotação da transgressão maxima de tornar imperfeita a arte feita em parceria homem-máquina.
Já havia elaborado para sua firma de atividades consultivas e de treinamento em tecnologia o símbolo da maçã atravessada por uma seta simbolizando a precisão, objetividade e ousadia necessárias no Mercado para ganhar competitividade, excelência, melhoria contínua e desenvolvimento sustentado.
|
|
Daí para encontrar novas dimensões, signos, formas e cores para esta fruta foi um passo.
Por este motivo, sua pintura símbolo nas exposições é a maçã cuja imagem se vê nitidamente apenas no centro e se dissolve em pontilhismo à medida que se afasta do centro.
O significado é múltiplo. Psicologicamente indica que a auto-percepção humana só é perfeita quando se está centrado, nas bordas da percepção o ser se dissolve e desaparece no Universo fragmentado. Esta é também a visão biofísica que Murat tem da vida, enquanto o sistema do corpo humano consegue manter os componentes integrados se está vivo. Quando o sistema perde o controle os componentes se dissolvem no Universo.
A imagem da mulher evoca esta tentação primordial que sempre acompanha o homem e o incita à transgressão criadora.Essa transgressão Muratiana evoca ainda o simbolismo que a maçã possui de desobediência libertadora mencionada pela Bíblia na passagem da tentação de Adão e Eva em provarem do fruto da árvore da Ciência do Bem e do Mal.
Por sua formação científica ele ainda a associa a descoberta científica das leis da gravitação lendariamente realizada por Isaac Newton ao ser atingido por uma maçã cadente. Por fim a maçã tem o simbolismo de violação do impulso da gula por suas inúmeras propriedades alimentícias que sustentam e não provocam obesidade e desafiam a doença, a velhice e própria morte. Isto porque a maçã evita aformação de coágulos sangíneos por ser rica em quercetina, reduzindo ainda colesterol sanguíneo por possuir pectinas, gomas e mucilagens.
Esta fruta retarda o envelhecimento, mantém viva a sexualidade, além de impedir uma série de doenças, como o cancer por apresentar polifenóis e flavonóides em sua casca. Por fim tem poder bactericida que garante a saúde bucal, gengival e dentária protegendo ainda a garganta e as cordas vocais.
Viva a Maçã! Uma porta aberta para s saúde total...