Ferreomodelo Marklin

Ferreomodelo Marklin
maquete Marklin

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Breve Histórico de Evolução das Artes visuais de Murat

Seu trabalho iniciado em 1964 passou por várias fases de amadurecimento com os estudos em cursos livres de artes, mas basicamente se desenvolve em torno de atividades experimentais em paralelo com suas atividades profissionais( ensino pesquisa e consultoria de informática e engenharia de produção) e literárias.






Na fase inicial experimental de 64 a 68 caracteriza-se por técnicas manuais e temas noir nacionalistas, combinados com ensaios fotográficos noturnos, ou com lentes de aumento em montagens de microcenários com insetos pseudo gigantes, desenhos de animais, ilustrações para jornais,  histórias em quadrinhos para fins educativos (sob influência de Schulz e Al Capp) e nus.





Na fase mainframe Inglesa, de 69 a 79, passa a usar computadores de grande porte como instrumento de criação em temas universais como skylines, landscapes lineares ainda em preto e branco e nus distorcidos por filtros retrabalhados em computador e inspirados por Hopper, Blake e Di Cavalcanti.

De 80 a 88 na fase mini experimenta e produz com mini computadores nacionais trabalhos híbridos manuais e informatizados, iniciando também atividades de product design e ilustrações para livros infantis .

De 89 a 96 na fase IBM americana aprofunda o uso de fotos e  computadores em sua obra trabalhando temas indígenas e naturalistas, bem como nus, marinhas e citadinas mais complexas e coloridas que as dos períodos anteriores.

Por fim de 1996 até 2009 produz arte plenamente informatizada, mista e integrando técnicas manual, fotográfica e computacional usando software especializado adicionando mosaicos e cenas cariocas que cobrem esportes, profissões modernas e festas. Sob influência de Portinari, Scliar, Rapoport, Escher e Rockwell cria uma grande quantidade de quadros nos mais variados tipos de papel cobrindo as cinco áreas de interesse:
Naturismo, Cidades e Mar, Nus, Mosaicos  e Cenas Cariocas.


De 2010 em diante inicia uma nova fase

Nenhum comentário:

Postar um comentário